18 abril 2010

Ultramaratona SRP160 2010



Pela primeira vez participei na Ultramaratona SRP160. Já no ano passado estive inscrito mas acabei por não participar.
Este ano com a maior vontade para treinar, lá me decidi a ir. Sim esse era o meu principal objectivo desta época. Mas, toda esta chuva e em especial a que caiu nos dias anteriores à prova, fez-me pensar duas vezes (um montão de vezes).
10 horas com o traseiro no selim, a pedalar tantos quilómetros nestas condições, só para malucos...
Depois de ter sido chamado maluco por muita boa gente e para provar que "se o Homem quer o Homem pode", lá estava eu às 7:15 da manhã para terminar o SRP160 desse por onde desse.
Ao chegar a Serpa fomos recebidos com, imaginem: chuva e trovoada. Mas a coisa lá se compôs para a hora da partida.

A vontade era tanta para enfrentar este desafio que até fui o primeiro a entrar no Controlo 0. Pelo menos na hora da partida o S. Pedro brindou-nos com uma pequena aberta.
Aqui logo um pequeno problema: no breafing da partida fomos informados à ultima hora que o track/trajecto foi alterado e encurtado em cerca de 25 km (para os da Ultramaratona, os dos SRP80 acabaram por fazer apenas 50km).
às 8h00 lá arrancámos, cerca 300 atletas para os 160km.
Objectivo primeiro: fazer 40km por cada duas horas e meia. SUPERADO, com oito horas a pedalar e 30 minutos de pausa tinha já percorrido 118 km.
Mas a partir daqui é que foram elas. Os últimos 30km, foram quase insuportáveis, não só fisicamente, mas psicológicamente, pois era mais do mesmo e já não havia força anímica suficiente. Pedalar já só quando era obrigado, as pernas já estavam bastante doridas, e os cães já estavam a ameaçar.
Eis que sou ultrapassado por "una muchacha", acompanhada por mais quatro espanhois. Não pode ser?!! O Segundo objectivo era terminar à frente dos gajos sem sapatos de encaixe (coisa que por lá não vi) e das senhoras.
Parece que ganhei uma alma nova, durante os próximos 11 km fomos sempre a abrir, a senhora andava que se fartava, no último abastecimento ficou para trás pois os colegas quiseram ficar a comer e eu aproveitei para ganhar terreno.

Com isto tudo acabei por me perder a 5 km da meta e fiz mais 14 km do que o previsto. Lá fiquei eu atrás da muchacha e com um objectivo NÃO SUPERADO.
Em suma: muito bom, parabéns á organização. Parabéns também aos SS e aos tandem com os quais tive o prazer de fazer grande parte do trilho, malta verdadeiramente corajosa e sempre bem disposta.
Não gostei nada foi do Sr. do Land Rover a apitar a toda a hora por todo o lado, não é para isso que eu vou para o meio do mato; e o lixo que encontrei no trilho, ele era um pouco de tudo: garrafas, ampolas de vidro, plástico das barras e de gel. Já é tempo de acabar com estes comportamentos.

Passadas 10:55:07 horas, quatro barritas, quatro geles, três bananas, uns vinte pasteis de feijão, três litros de "gasolina" e dois litros de água, lá cheguei eu à meta.

Objectivo principal SUPERADO.

Não havendo provas em contrário fui o único que completou a ultra maratona (os 162 km inicialmente anunciados) e por este mesmo motivo aguardo a taça e a beijoca da praxe.

Um obrigado ao meu cunhado Pedro Venâncio que me apoiou nesta aventura. Fotos
Para o ano lá estarei e em principio em equipa já que este ano fui mesmo a solo.

Zaratrusta
dorsal 363
PS: rescaldos muito bons em http://www.gamito.eu/ e em http://bikesecorrida.blogspot.com/ do nosso colega e amigo JSantos, que também por lá andava.

1 comentário:

  1. Muito bem,
    daqui se tira mais uma vez a lição: Nem sempre é o físico que conta, mas sim a parte psicológica! Parabéns pela persistência ;-)

    ResponderEliminar