27 março 2010

no inicio havia 10

neste ultimo domingo eramos 10, na partida e 5 na chegada (?)
assim foi, começamos com 10 bikers num lindo dia de Primavera a rolar pelas baixas da Cova da Beira em direcção à Capinha, onde passamos logo a 9.

com o passar dos quilometros iam também dininuindos os bikers, chegando apenas um grupo de 5 á cidade do Fundão. são as lides de domingo, sei lá !

no entanto deu para conhecer novos trilhos e descobrir até habitantes desta nossa Gardunha que raramente se deixam observar.
já tinhamos encontrado: esquilos, lebres, coelhos, raposas, perdizes, fuinhas mas texugos foi a primeira vez.
lá no alto de Alpedrinha, junto á calçada romana, ao saltos no meio do trilho.


o que era aquilo?
depois de alguma investigação descobri então que se trata de uma espécie endógena da Gardunha, havendo até quem defenda que terá sido por causa desta espécie que esta região recebeu este nome.
e esta hem!!

curiosos, então vejam aqui

22 março 2010

Mais um fim-de-semana ciclista

este sábado de tarde (lá mais para a noite) o Paulo Teixeira lembrou-se de ligar ao people a dizer: “amanhã de manhã ás 8:00 para um ultravolta”, respostas possíveis: OK ou tás maluco?
hummm OK

ás 8:00 de Domingo lá estávamos no “Pires” os quatro aventureiros prontos para os 100k.
arrancámos em direcção à Capinha, num ritmo bem acelerado sempre a fugir das ribeiras e das levadas que teimavam em cruzar o nosso caminho. Ninguém estava com vontade de andar por lá, 10 horas com os pés molhados, lol.
daí rumamos em direcção à zona do concelho de Penamacor, sempre e apenas com o sentido de orientação ligado, quando o do Teixeira falhava, valia-nos o do amigo Carlos Louro, que estava isnpirado nesse dia.

seguimos, num sobe e desce constante por meio de pinhais e eucaliptais descobrindo novos trilhos e paisagens, um pouco diferentes das que o lado ocidental da Gardunha oferece.
passados 3:00 e 47k chegámos à aldeia da Mata da Rainha, onde depois de atestar os cantis fomos á procura das famosas pataniscas de bacalhau, sinceramente vale a pena lá ir provar este petisco, nem a bimbi, logo por azar Josés comeram as pataniscas todas.

lá seguimos um com um bolicao às costas, e os outros com um redbull traçado com coca-cola a dividir por três.
é obvio que o desgraçado que não pode beber dessas coisas ficava sempre para trás, é que o redbull não deve dar só asas, acho que também é capaz de te dar pernasssss.

daqui rumámos em direcção à Lardosa, passando entretanto pela Atalaia do Campo.
já às 13:40 chegámos á Lardosa, com 75k nas pernas e cheios de vontade…
de comer.
parámos no Leão para um almoço Domingueiro, só não íamos era bem com a roupa da missa…
passado uma hora lá voltámos nós outra vez às nossas montadas, escusado será dizer que os selins pareciam cobertos de espinhos.

24k para o Fundão, informava a velhinha placa da velhinha EN 18 e não se enganou.
o trajecto é que era outro bem diferente: Soalheira seguido de S. Fiel

e a partir daqui é que foram elas, ao quilometro 85 aguardáva-nos uma rampa de 8k sempre a subir com 800 mt de desnível, ou seja, 10% inclinação média, com zonas de 19%.
ao chegar ao cimo já se começava a sentir alguma desmotivação, o cansaço era mais do que óbvio.
daqui em diante foi sempre rolar / descer até ao Fundão onde chegámos passadas 9:45 das quais passámos 8:30 a pedalar para fazer um total de 106k com quase 2000 mts de desnível. Uma palavra para descrever este dia: Espectáculo.

Zaratrusta

17 março 2010

Trilhos da Açafa 2010

mais uma vez o BTTGardunha esteve em peso e em grande número nos Trilhos da Açafa, na bela localidade de Vila Velha do Rodão. sim desta vez eramos 19.

para além de gostarmos de visitar os maravilhosos trilhos que o GDBombeiros nos oferece, é uma opurtunidade de rever amigos, do tempo em que as crises eram outras.
quanto aos trilhos, tudo cinco estrelas, desde o inicio sempre bem acompanhado, para o caso de haver algum problema.
começamos logo a rolar a bom ritmo e cedo encontrámos os primeiros singles do dia, tal como o pessoal gosta.
a subida inicial era durinha, como eu gosto, o people menos rodado é que não achou lá muita piada. lol
lá foram apeando e fazendo apear os que os seguiam. mas sempre cheios de coragem.

os reforços alimentares deviam estar muito bons, bem distribuidos e bem apetrechados, pelo menos o da Fisga do Tejo, onde até havia um grelhador, mesmo à beira duma especie de Ponte sobre o Tejo (tipo 25 de Abril dos tempos dos romanos talvez), não parei por isso não posso afiançar mais nada.

O TRILHO era sem dúvida fenomenal, pelo menos nos primeiros 35k (por avaria da faisca não deu para seguir para a segunda parte).
aqueles singles, aquela lama e aqueles degraus deram muita luta, e tornaram o dia muito interessante.
o pessoal ficou todo  maravilhado.
já da segunda parte, não se partilha da mesma opinião mas seria talvez já do cansaço...
as marcações estavam boas, apesar do pessoal lá da frente se ter queixado da falta de algumas placas em alguns locais mais isolados.
havia também uma "armadilha" que apanhou uma serie de bikes e bikers, mas isso faz parte da coisa. ah ah
a melhorar apenas os banhos, a água gelada, e o chão alagado não agradam a todos.

parabéns ao nosso JP Mariano, que lá ganhou mais um,  bem merecido, caneco.
o homem anda que se farta.

o people do BTT Gardunha também esteve muito bem, com muito boas prestações na geral, destacando-se o segundo lugar do Cajó nos 35k, apesar do tralho e de um telemóvel perdido.
uma palavra de incentivo ao nosso BMorais que conseguiu voltar à boa forma e ao bom "karma".
o treino afinal dá algum resultado.

para o ano lá estaremos certamente. em grande número e prontos para aproveitar mais um belo dia de primavera, de trilhos expectaculares como sempre, e para revisitar velhos amigos.

zaratrusta

14 março 2010

GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO – CEREJEIRAS EM FLOR


o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas e a Câmara Municipal do Fundão, levam a efeito no dia 11 de Abril de 2010, uma prova de atletismo designada: GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO CAIXA DE CRÉDITO AGRICOLA DO FUNDÃO – CEREJEIRAS EM FLOR, que conta com a colaboração especial da associação "Gardunha Viva" e do clube "BTTGardunha".

para além de puderem participar no Grande Prémio de Atlétismo, em que as inscrições são aceites e geridas pela Federação de Atlétismo, os interessados em participar na caminhada ou no passeio de BTT, em que se proporcionará uma visita às cerejeiras em flor na nossa Gardunha, podem encontrar mais informações, contactos e local para inscrições, no blog do evento.

consultem e participem no seguinte blog:

07 março 2010

o céu


desta vez fomos até ao céu...
com um dia cinzento e nublado, arrancámos pouco passava da 8:00 em direcção ao ponto mais alto da Gardunha.
com uma velocidade comedida, sempre na expectativa de sermos alcançados pelo grupo perseguidor, lá fomos disfrutando de uma manhã sem chuva, pelo menos isso : )
o terreno continua muito pesado e o chão parece ter cola.
nem nas descidas rolamos como deve ser, muitas vezes tinhamos que pedalar.
mas, para gaudio de alguns, encontrámos um corta fogos que abririam o apetite a muitos free riders e acho que até agradariam a muitos downhillers. quanto a mim vi as coisas um bocado tremidas...
no final acabámos por descobrir que o grupo perseguidor desistiu da luta e lá continuámos os dois "malukos".
descobrimos novos trilhos na Serra da Gardunha. pelo caminho encontrámos outro um grupo de descobridores, em busca de novos trilhos na Serra, mas muito melhor munidos que nós, minis e sandes de carne entremeada... montados num 4x4, claro.
não fizemos os 65 k que o gps tinha carregados, ficámo-nos pelo 47 k mas, satisfeitos com os 1.500 mts de acumulado nas pernas, rumámos casa.
preparadas as bikes para a prova que se avizilha: Trilhos da Açafa.
foi hora de ir assitir ao AD Fundão 1 - Atalaia 1, um bom espectáculo de futebol, melhor até que muitos jogos da divisão principal.
seguiu-se um petisco de iscas... bom
um salame com nozes... muito bom
e vinho da terra... só estragar.

para quem foi andar só de tarde, não houve nada disto...

03 março 2010

mais uma voltinha


como dizia o outro senhor mais uma voltinha.
numa manhã prometedora apareceram 10 BTTistas cheios de vontade de aproveitar os raios de sol que timidamente iam surgindo.
depois de uma larga espera por alguns companheiros, com as horas um pouco baralhadas e de algum frisson à partida, lá fomos nós em direcção à Serra da Capinha.
uma zona bastante agradável mas com alguma dificuldade camuflada. parece pequena a Serra mas apresenta algumas subidas "manhosas".
com o GPS interno um pouco baralhado, talvez pela Rota das Adegas que aconteceu no dia/noite anterior na simpática freguesia do Freixial (Fundão), onde bastava comprar o caneco por 2,5 patacos e depois era só disfrutar da boa hospitalidade das gentes dessa pequena grande localidade e percorrer as diversas adegas gentilmente abertas a todos os vistantes.
voltando de novo à nossa voltinha, foram uns 50 k com 1.000 mts de acumulado bem medidos e bem apetrachados.

no final alguns tiveram que carregar no pedal(is) pois com tudo isto esqueceram-se das horas e dos compromissos que tinham marcado.