30 janeiro 2011

Volta em Silvares

São bem famosos os trilhos Silvarenses, desta vez foi soberbo, saímos do Fundão às 8h30m com um astro de um inverno rigoroso, pois os tremometros marcavam 0 Graus. Ao chegar a Silvares o tremometro desceu para temperaturas negativas. A volta de aquecimento foi sem os nossos amigos, pois a noite tinha sido longa e com uma manhã gelada custava a largar a cama, por fim quase às 10h30m lá apareceram, e o que se passou a seguir foi digno de um dia de BTT em pleno, descemos ao Cabeço do Pião para fazer um dos melhores singles tracks que conheço até à Barroca do Zêzere em seguida e passando pelas gravuras rupestres seguimos em direcção a Dornelas onde passamos a ponte para o Alqueidão, seguiu-se a rota do linho pelo pedestre que vai até Janeiro de Cima, com tudo isto o relógio não pára e tivemos que subir até ao alto de Bogas do Meio para apanhar a estrada de regresso a Silvares. Quem foi ( Nelo, Tina, Cristina, Raimundo, Rui, Paulo e Sr. Luís ) não deu o tempo por mal empregue e ficou a conhecer uma das zonas mais emblemáticas da Beira Baixa ... brevemente coloco um pequeno vídeo feito pelo telemóvel do Nelo.

15 janeiro 2011

IV MARATONA bttGARDUNHA/MOTOBRIOSO no dia 3 JULHO 2011

Boas pessoal


Marquem já na vossa agenda no dia 03 JULHO 2011 IV MARATONA bttGARDUNHA.
Estão desde já todos convidados a participar neste evento.

A Maratona este ano será realizada dois meses mais cedo, do que nos últimos dois anos pois, queremos mostrar uma nova vertente da Serra Gardunha: no pico da época da cereja, esse fruto delicioso que pontilha os nossos trilhos nessa época do ano.

Poderão encontrar mais informações brevemente no nosso site www.bttgardunha.com ou no forumbtt, para já fica aqui a reportagem feita pela Localvisão - Castelo Branco sobre a Maratona de 2010.

11 janeiro 2011

Preparação da nova temporada

Uma nova temporada se aproxima e tu ainda não definiste o teu plano de treinos?
Procuras melhorar a tua forma física e subir mais um pouco na tabela das classificações?
E que tal um sistema que te ajude a criar e acompanhar o teu Plano de Treinos!

A Polar (marca registada) disponibiliza um site em que te podes registar gratuitamente e que te permite criar o teu(s) plano(s) de treinos:
polarcyclingcoach. Para além de poderes definir o teu(s) plano(s) de treinos, podes também carregar a informação do treino e acompanhares a tua evolução.
O site está quase todo em português e se tiveres um Polar então aquilo funciona mesmo bem.
Na fase do registo, precisas de introduzir alguma informação acerca da tua condição física, nomeadamente: a Frequência Cardiaca em Repouso e o Indíce de VO2max.

Para aferires o indice de VO2max podes usar o seguinte site:
ou, se costumas correr podes usar o seguinte método de cálculo:
tendo por base o melhor tempo nos 10.000 metros (sem batota)
      a) Multiplicar o tempo nos 10.000 metros (em minutos) por 1,54
      b) Subtrair de 120,8 ao resultado obtido
      c) obtem-se o VO2max. aproximado (ml de oxigénio por Kg de peso do corpo)


Exemplo para um melhor tempo nos 10.000 mts  = 40 minutos e 30 segundos.
O cálculo a fazer seria: 40,5 x 1,54 = 62,37
                                120,8 - 62,37 = 58,43 de VO2max .

Existe um mundo de informação sobre estes temas e não será demais dispores de algum tempo a "estudar" todos os pormenores.
O mais aconselhável é a consulta de especialistas nesta áreas, médico e treinador. Este post é apenas uma dica.

zaratrusta

02 janeiro 2011

a 1º do ano

O primeiro Domingo de 2011 não poderia ter sido melhor para a 1ª voltinha do ano. O tempo não poderia estar melhor, um dia de sol, sem vento e temperatura bastante amena para esta fase do ano.


Às 9:00 lá partimos onze BTTistas, em direcção à Serra da Gardunha.
As primeiras subidas deram para aquecer bem as pernas e nos troços mais largos por alguma da conversa em dia.
Na subida de Alcongosta até às antenas da Casa do Guarda logo deu para perceber que o ritmo seria acima do "normal". O pessoal anda a ver se recupera a boa forma, depois dos excessos do Natal e do Reveillon, e da apanha da azeitona para alguns.
Ao chegar às antenas a força era tanta que um dos elementos ficou com o sapato preso no pedal e ao pedalar ficou descalço, lol.
Logo começou a descida até à Casa do Guarda de Castelo Novo, com muita cautela pois a chuva deste inverno danificou bastante os trilhos e as pedras soltas, lama e regos eram constantes e não permitiam grandes velocidades.

A partir daqui começou o grande desafio do dia, a subida até ás antenas de Castelo Novo. Cedo começaram os ataques e o ritmo acelerou bastante nem parecia que o terreno tinha "aquela" inclinação.
Foi muito bom e deu para testar e comparar a forma física dos desafiantes.
"No final de uma grande subida há sempre uma grande descida" lembrou o amigo H. Mota e assim foi mas...
mais pedra solta, lama e regos constantes não permitiram novamente grandes velocidades, havendo até uma queda pelo meio.
Entretanto encontrámos mais dois companheiros do pedal e lá seguimos todos em direcção ao "Soute de la Maison". Aqui sim já deu para sentir a adrenalina produzida pela velocidade a descer.

Como o bom acaba depressa, ao chegar ao Souto da Casa o "pelotão" rumou em direcção ao Fundão.
Contudo, 3 dos BTTistas que ainda não estavam completamente satisfeitos decidiram ir apanhar com um pouco de lama nas zonas baixas até ao Fundão.
Foram 42 km com 1360 mts de acumulado muito divertidos.

Esperamos que o ano de 2011 possa ser um ano cheio de muitos bons momentos, passados boa companhia, para todos os sócios e amigos do Clube.